O País – A verdade como notícia

Profissionais de Saúde formados em cirurgia ortopédica avançada

Cerca de vinte profissionais de saúde estão a ser formados em matérias de cirurgia ortopédica avançada na cidade de Maputo. Trata-se de um grupo cirurgiões ortopédicos, residentes em ortopedia e instrumentistas que estão a ser treinados em técnicas avançadas de cirurgia da anca e joelho, por um médico especialista da Índia.

Com a formação, os especialistas serão capazes de fazer operações mais sofisticadas nos ossos e reduzir o número de pacientes que frequentemente recorre ao exterior a procura deste tratamento.

Entre 2005 e 2009, o país realizava 120 cirurgias por ano, mas devido à conjuntura económica este número reduziu, no entanto, com esta formação, espera-se igualmente que aumente a capacidade de cirurgias ortopédicas oferecidas a população no país.

A intervenção a ser treinada é efectuada nos casos em que o paciente apresente um desgaste do joelho e da anca.

Apesar do país contar com apenas 17 ortopedistas moçambicanos, o sector assegura que a formação irá melhorar a assistência médica aos doentes que padecem desta enfermidade.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde, Hospital Central de Maputo, Hospital Privado de Maputo e governo da Índia.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos