O País – A verdade como notícia

Professores universitários lançam livros sobre educação e cultura em Maputo

Paulino Paulo Fumo, Nobre dos Santos e Martins Mapera lançaram, na Universidade Pedagógica de Maputo, livros ligados ao ensino de português, à literatura, à linguística e à cultura.

O Campus Principal da Universidade Pedagógica de Maputo, na capital do país, voltou a abrir-se ao público para promover lançamentos de livros ligados ao ensino de língua portuguesa, à literatura e à cultura em geral.

Na última sexta-feira, Paulino Paulo Fumo lançou o livro intitulado Referenciação e argumentação no ensino do português em Moçambique, sob a chancela de uma editora brasileira. Segundo o autor, professor naquela universidade, o seu estudo “é um livro que se constrói a partir da análise de produções escritas de alunos do ensino secundário moçambicano. A partir dessa análise, o livro pretende mostrar que há muitos elementos linguísticos e discursivos que muitas vezes não são tratados no processo de ensino e aprendizagem e que são fundamentais na construção da argumentação”, afirmou Paulino Paulo Fumo.

Na mesma cerimónia, Nobre dos Santos e Martins Mapera lançaram dois livros dedicados à educação e à cultura, dando a devida importância a questões relacionadas com a língua portuguesa, essencial na carreira escolar do aluno. O primeiro estudo publicado em livro pelos dois professores universitários foi Didáctica, leitura e escrita. De acordo com Nobre dos Santos, este “é um livro que trata da estratégia de ensino da leitura e da escrita. No seu começo, o livro foi projectado para o espaço pedagógico, especialmente para a formação de professores”.

Além do livro escrito a pensar-se no contexto de sala de aula, com mais colaboradores, Nobre dos Santos e Martins Mapera também lançaram, na Universidade Pedagógica de Maputo, o livro Educação, cultura e linguagem em Moçambique, que reúne artigos de vários estudiosos, atinentes a áreas como literatura, sociologia, antropologia, filosofia e linguística.

Os livros de Nobre dos Santos e Martins Mapera foram lançados sob a chancela da Editora Fundza, na cerimónia representada pelo escritor e editor Dany Wambire: “com estes livros enveredamos por uma área nova, a científica, com outro nível de exigência. Estamos a prepararmo-nos para que possamos responder à exigência do campo científico”.

Os três livros lançados na Universidade Pedagógica de Maputo são da autoria de professores doutorados que se dedicam aos estudos linguísticos e culturais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos