O País – A verdade como notícia

Produção de energia eléctrica a 29 por cento da meta deste ano

Foto: O País

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) deverá produzir mais 29.6 por cento de energia eléctrica até ao final de Dezembro de 2021. Neste momento, a empresa conta com uma cifra de 70.4 por cento, cerca de 10.899,79 gigawatts produzidos entre Janeiro e Setembro do ano em curso.

Segundo um comunicado da HCB, a produção de electricidade está a um ritmo de 5,5 por cento, sendo que a esperança é que, até finais de Dezembro do ano em curso, sejam produzidos 14.125,53 gigawatts.

No mesmo horizonte temporal, o volume de armazenamento de água da Albufeira de Cahora Bassa situava-se em 91.4 por cento, cerca de 324 metros acima das águas do mar, até finais do terceiro trimestre, período em que inicia a época chuvosa 2021-2022.

Perante ao actual volume das águas, ocorre, neste momento, a redução da cota de água armazenada para pelo menos 320,80 metros, até o dia 31 de Dezembro do ano corrente.

O objectivo desses trabalhos, que decorrem em coordenação entre a Hidroeléctrica de Cahora Bassa e a Administração Regional das Águas do Centro (ARA-Centro), é que seja acomodada a capacidade de encaixe e o cumprimento das normas de exploração da barragem e da albufeira.

Nos próximos meses, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa deverá, igualmente, cumprir a implementação de projectos de manutenção e de rentabilização do sistema electroprodutor.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa é, actualmente, o maior produtor de electricidade em Moçambique e tem uma capacidade de 2000 megawats, sendo que perto de 250 são abastecidos localmente, 1000 para a África do Sul e 400 para o Zimbabwe.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos