O País – A verdade como notícia

Produção bovina em Nampula ainda é fraca

Foto: O País

De 2020 a 2021 a província de Nampula teve um aumento na população bovina em apenas 1.148, contando neste momento com 112.752 bovinos. Os criadores ressentem-se do impacto da seca e falta de pasto que se verificou nos últimos dois anos.

Foram 35 anos dedicados à Educação até atingir a reforma. Agora, com mais tempo, Ilda Maria virou as atenções para outros companheiros da vida: “agora sou professora destes” [risos, enquanto aponta os animais], no meio à zona de pasto no interior do distrito de Murrupula, a 82 km da cidade de Nampula.

A boa disposição dela esconde a tristeza que passou na última seca em 2020 e 2021, onde perdeu parte do gado. No passado, já teve pouco mais de 100 cabeças, mas agora ficou com apenas 51 (de bovinos) e mais 24 caprinos.

“Quando é essa altura de seca o gado morre muito por falta de pasto e água. Nesse caso, se nos ajudassem como uma mini-barragem, como temos um rio aqui, ou então um tractor para podermos continuar a evoluir com a nossa actividade”, destacou Ilda Maria.

No fundo, a actividade de pecuária mostra-se ainda muito fraca em Nampula. A província contava com 112.752 bovinos em 2021 – um aumento de 1.148 se comparado com 2020.

“Este número não nos satisfaz, por isso a nossa preocupação é de que os criadores que temos na província usem esta oportunidade para que este número possa aumentar anualmente”, instou Manuel Rodrigues, governador de Nampula.

 Uma das formas de aumentar o efectivo de bovinos é o fomento pecuário assumido pelo Governo que retomou este ano, depois da paralisação em 2017. “Este ano adquirimos essas 74 cabeças e no próximo ano iremos aumentar, naturalmente, ainda mais o número de gado a ser distribuído para vários distritos que, desta vez, não foram contemplados”, concluiu o governador provincial.

As 74 cabeças foram distribuídas para criadores de três distritos da província de Nampula.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos