O País – A verdade como notícia

Procurador dos EUA no caso das dívidas ocultas em Moçambique é advogado da ExxonMobil

O procurador principal da investigação dos Estados Unidos da América (EUA) no caso das dívidas ocultas em Moçambique foi contratado como advogado da ExxonMobil, companhia envolvida no projecto de exploração do gás natural na Bacia do Rovuma.

A contratação de Matthew Amatruda pela companhia petrolífera norte-americana aconteceu em Abril passado, segundo a agência Lusa.

O procurador principal deixou de representar os EUA num tribunal federal de Nova Iorque, onde o ex-ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, antigos membros do Governo e demais pessoas fora do mesmo são acusados de crimes tais como fraude electrónica, lavagem de dinheiro, subornos ou corrupção.

A contratação de Matthew Amatruda pode implicar que a ExxonMobil tenha estado na origem de interesses para a abertura do processo judicial sobre os empréstimos ilegais a empresas moçambicanas num tribunal de Nova Iorque, em Janeiro passado, disse a agência Lusa.

O órgão diz que houve sempre ligações próximas entre o governo americano e a ExxonMobil. Tal ficou demonstrado quando Donald Trump, presidente dos EUA, escolheu o CEO da ExxonMobil, Rex Tillerson, como secretário de Estado.

Em Moçambique, a ExxonMobil e outras companhias petrolíferas receberam este mês autorização do Governo para avançar com o projeto de exploração de gás natural na Bacia do Rovuma.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos