O País – A verdade como notícia

Processo de matrículas arrancou hoje em todo o país e vai até 31 de Dezembro

Foto: O País

Iniciou hoje o processo de matrículas para os novos ingressos da primeira classe, em todo o país. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) espera inscrever mais de um milhão e trezentos alunos, pouco mais que o efectivo deste ano, que é de cerca de 1500 alunos.

Com o processo, serão abrangidas todas as crianças que completem seis anos de idade até o dia 30 de Junho de 2022, conforme explicou a porta-voz do MINEDH, Gina Guibunda.

“Contamos ter 8.407.275 alunos, destes contamos ter 1.324.376 alunos na primeira classe”, disse.

Com mais alunos a entrarem para o Sistema Nacional de Educação, a previsão é, também, aumentar o número de professores.

Todavia, o desejo depende do orçamento a ser aprovado pela Assembleia da República na sessão que decorrerá de 20 de Outubro a 17 de Dezembro.

“Não tendo ainda o orçamento, é difícil falar de números exactos de quantos professores serão contratados, mas se olharmos para o que aconteceu no ano passado em que tivemos a possibilidade de contratar oito mil professores, achamos também que este ano podemos contratar o mesmo número ou um número aproximado”, avançou Guibunda.

As contratações irão abranger outros funcionários não docentes, como funcionários de limpeza, guardas e administrativos.

A porta-voz espera que o processo decorra normalmente também na província de Cabo Delgado, não obstante a violência armada. A instituição diz que serão abrangidos os alunos deslocados que se encontram nas zonas consideradas seguras.

“Os alunos deslocados provenientes daqueles distritos que foram afectados pelos ataques serão inscritos nos distritos em que estão refugiados e, quando houver possibilidade de retornarem às suas zonas de origem, a direcção provincial saberá como proceder”, esclareceu a interlocutora.

O apelo é que os pais e encarregados de educação matriculem os seus filhos o mais cedo possível, tanto para o benefício dos pais que terão garantia de que os seus filhos vão estudar e para a escola que vai, precocemente, organizar as turmas e alocar os professores.

A abertura do ano lectivo 2022 está marcada para a última semana de Janeiro e as aulas poderão iniciar na primeira semana de Fevereiro.

As matrículas da primeira classe são gratuitas e terminam a 31 de Dezembro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos