O País – A verdade como notícia

Processamento de eucalipto pode ser inviabilizado devido ao corte ilegal de árvores

Em Nampula, um projecto de processamento industrial de eucaliptos pode ser inviabilizado devido a uma acção de corte ilegal de árvores por desconhecidos numa plantação de mais de 580 hectares. O investimento de empresários noruegueses totaliza seis milhões de dólares de perdas.

É um dos maiores projectos de plantação de eucaliptos na provincial de Nampula. O lançamento oficial foi em Maio de 2013, mas as árvores foram plantadas em 2010 quando foram atribuídos o Direito de Uso e Aproveitamento da Terra.

Com esse prejuízo, os noruegueses retraíram o investimento e está em risco a instalação de unidades de processamento da madeira.

As árvores abatidas ilegalmente são usadas para a produção de estacas e postes, vendidos em estaleiros, na cidade de Nampula. O preço varia entre 700 e 1200 meticais cada.

Numa rusga realizada pelos serviços províncias de agricultura, contanto com a força especial de proteção de recursos naturais e outras unidades da PRM, foi possível apreender uma quantidade considerável, mas os infractores não foram detidos.

Para além de Nampula, a firma em causa tem plantações também na província do Niassa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos