O País – A verdade como notícia

PRM coloca inspectores nas estradas para combater corrupção

Foto: O País

A Polícia da República de Moçambique (PRM) vai delegar um grupo de inspectores para detectar e combater casos de corrupção envolvendo a Polícia de Trânsito, segundo anunciou Bernardino Rafael. A medida surge após o Presidente da República, Filipe Nyusi, ter alertado aos oficiais recém-graduados na ACIPOL que não deviam pedir “refresco” aos condutores com irregularidades.

De acordo com o diário Notícias, citado pela Lusa, caberá aos inspectores realizar patrulhas nos postos de trânsito para flagrar agentes que extorquem automobilistas em condições irregulares.

“Vamos destacar equipas de inspectores para policiar todos os agentes que cometem estas irregularidades. Os infractores serão afastados e responsabilizados criminalmente”, avançou Bernardino Rafael, Comandante-geral da PRM.

Para evitar possíveis colisões na corporação, a Polícia da República de Moçambique tenciona acabar com o envolvimento de várias frentes da corporação, deixando a actividade de fiscalização para uma entidade especializada, porque “são muitas entidades a exercerem o mesmo papel e em locais diferentes”, justificou.

“Não roubem tempo e não retardem a marcha. Facilitem a vida das pessoas, simplificando o trabalho de fiscalização”, disse Rafael apelando para que os agentes parassem de “ perturbar os automobilistas”.

Ainda no seu discurso, Rafael repudiou a açambarcação ilegal de documentos pessoais dos automobilistas pelos agentes de trânsito como forma de coação psicológica para pagamento de suborno.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos