O País – A verdade como notícia

Privatizados silos e armazéns de cereais e leguminosas

O ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita, vai conduzir o processo de negociações dos contratos de privatização dos complexos de Silos e Armazéns de Cereais e Leguminosas no país.

A missão consta de uma resolução aprovada ontem pelo Conselho de Ministros que decidiu que Mesquita deverá representar o Governo no processo que irá culminar com a assinatura de concessão daquele tipo de empreendimentos, que passará à gestão privada, no âmbito das Parcerias Público-Privadas (PPP).

Segundo informações prestadas pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Swaze, foram apuradas duas empresas, nomeadamente, a Mozgreen Lda e a Agrobusiness Lda, apuradas de um total de cinco concorrentes que participaram do concurso público lançado no primeiro trimestre do ano, para a gestão de alguns complexos existentes na região centro e norte do país.

“A Mozgreen Lda vai ficar com os silos por reabilitar em Gorongosa, Nhamatanda, Lichinga, Mugema e Ulónguè, e um silo, por concluir a construção, que é o silo de Milange”, revelou o porta-voz do executivo.
Já a Agribusiness, será entregue a gestão do silo de Malema (por reabilitar), e os complexos de Iapala e Cuamba, que são complexos de silos a serem reconstruídos”.

O concurso obedeceu a dois critérios de selecção, nomeadamente, financeiro e técnica, onde a capacidade e experiência na gestão de silos ou para subcontratar a gestão eram alguns elementos essenciais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos