O País – A verdade como notícia

Primeiro-ministro garante apoio aos municípios

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, garantiu esta quinta-feira na cidade da Beira, que o Governo continuará a promover o desenvolvimento integrado, equilibrado e inclusivo em todo o país, tendo como objectivo central o rápido desenvolvimento sócio-económico das áreas territoriais municipalizadas.

Carlos Agostinho do Rosário que falava em representação do Presidente da Republica, Filipe Nyusi, durante a sessão de abertura da segunda conferência de investimentos daquela cidade, explicou ainda que é no contexto das garantias de investimentos nas autarquias que o Governo tem vindo a mobilizar recursos para assegurar a implementação de projectos estruturantes, na cidade da Beira e noutros municípios do país.

"Para que estas iniciativas de desenvolvimento alcancem o objectivo preconizado no nosso programa de governação, é importante que estejam focadas na melhoria contínua das condições de vida da população através da promoção do emprego e geração de renda. No caso específico da Beira, o governo tem estado a priorizar, entre outras, o abastecimento de água e saneamento do meio, a expansão da rede eléctrica e melhoria da qualidade de energia e a mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas".

A II conferência de investimentos, organizada pelo Conselho Municipal da Beira e que termina nesta sexta-feira, tem como objectivo mobilizar recursos para projectos estruturantes a serem implementados na cidade da Beira. Para o PM, o evento constitui uma excelente plataforma para transformar as potencialidades existentes nesta cidade em oportunidades de negócio.

"Saudamos de forma especial o Conselho Municipal da Beira pela realização deste evento, que reúne o sector empresarial e parceiros de cooperação para juntamente com o Governo e o município, buscarem soluções para o desenvolvimento desta cidade e do país em geral. Encorajamos e apoiamos este tipo de iniciativas, pois reforçam a nossa convicção de que a municipalização permite a organização e participação dos cidadãos na gestão e no desenvolvimento dos seus Municípios. Queremos que o desenvolvimento autárquico contribua para a melhoria dos serviços prestados.

Para se alcançar tal resultado, de acordo com Agostinho do Rosário, "esperamos de vós, caros participantes, que se envolvam de forma franca e aberta, nos debates dos diferentes temas propostos. Privilegiem bolsas de contacto para permitir que possam melhor informar-se sobre o rico potencial que a Beira detém".

Carlos Agostinho do Rosário pediu ainda aos participantes para estabelecerem parcerias mutuamente vantajosas que resultem na realização de projectos de investimento com impacto na geração de mais emprego, aumento da renda e redução do custo de vida.

"Adoptem mecanismos que garantam o seguimento dos compromissos que vão assumir durante esta conferência, por forma a transformá-los em projectos concretos".

O dirigente lembrou que na área da mitigação dos impactos negativos das mudanças climáticas ao nível da cidade da Beira, nos últimos anos, o Governo realizou investimentos na componente de saneamento e drenagem de águas pluviais, sendo de destacar o reperfilamento, em 2016, do rio Chiveve e a sua ligação com o mar, que foi o fruto da primeira conferência de investimentos, assim como a reabilitação em curso do sistema de drenagem de águas pluviais por canais, aliás, foi assim, com grande satisfação que no período chuvoso 2017-2018 não se verificaram inundações nos bairros periféricos, como era frequente ocorrer no passado.

"Para dar prosseguimento às acções de protecção da cidade da Beira do efeito das mudanças climáticas, em Julho do presente ano vai iniciar a construção de um Parque Verde, o primeiro em Moçambique, numa área de 47 hectares. Este Parque Verde servirá para o controle de inundações na bacia do rio Chiveve, bem como de zona de lazer, de desporto, de cultura, de negócios e de protecção ambiental dos ecossistemas das zonas de mangal".

No âmbito da II conferência de investimentos, o Conselho Municipal da Beira (CMB) assinou memorandos de entendimento visando a concretização de projectos de infra-estruturas, nomeadamente a construção de 25 mil casas sociais no bairro Maraza. Os memorandos foram assinados entre o CMB e o FIPAG, CMB e EDM e CMB e Holanda, país que financiará a iniciativa.

Por seu turno, o Conselho Municipal da Beira, através do seu presidente, Daviz Simango, exortou aos participantes da II conferência de investimentos a unirem-se com vista a proporcionar aos beirenses uma vida condigna e a construírem uma cidade resiliente as mudanças climáticas.

Daviz Simango acrescentou que tem esperanças que a conferência de investimentos criará bases para o bem-estar colectivo nesta urbe e para tal defendeu a união de esforços.

"A presença do Primeiro-ministro é mais um testemunho de que mãos dadas chegaremos longe, tornando o nosso país mais produtivo e competitivo, deixando um legado para as futuras gerações. Vamos continuar a trabalhar para que a Beira continue a ganhar um alento económico, social e cultural, deixando um legado para as próximas eleições".

A governadora de Sofala indicou que a segunda conferência de investimentos é uma unidade de grande interesse económico e empresarial que valoriza institucionalmente a cidade da Beira e a província de Sofala.

"Esta conferência é de extrema importância pela relevância dos objectivos previstos e pela dimensão dos actores dinamizadores da economia e pelo interesse empresarial associativo que ela traz. Como governo da nossa província, queremos apresentar a nossa total abertura na cooperação estratégica operacional com outras instituições proveniente de vários continentes"

E a embaixadora da Holanda, Pascalle Grotenhuis, garantiu que o seu país continuará a prestar apoios na implementação do Plano Director da Beira e continuará.

"Se trabalharmos juntos como doadores, como investidores, como financiadores e como partes interessadas na cidade da Beira, podemos manter a Beira como uma verdadeira história de sucesso. Aguardo, portanto, com expectativa um resultado frutífero desta Conferência e uma cooperação contínua com todos vocês".

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos