O País – A verdade como notícia

Primeiro-ministro empossa novos dirigentes para SERNIC e AIAS

Foto: O Pais

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, empossou, ontem, novo director-geral para o Serviço Nacional de Investigação Criminal e nova directora-geral para a Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento. Na ocasião, Carlos Agostinho do Resário exigiu responsabilidade na prevenção e combate à criminalidade, bem como a provisão de água e saneamento.

O Serviço Nacional Investigação Criminal, vulgo SERNIC, e a Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento contam com novos dirigentes, nomeadamente Nelson Rego para o sector investigativo e Rute Nhamucho para o sector das águas.

Segundo Primeiro-Ministro, os recém empossados devem abraçar os desafios da sociedade e apresentar significados.

“Esperamos que os empossados saibam conduzir, de melhor forma, os destinos destas importantes instituições na prevenção e combate a criminalidade, bem como a provisão de água e saneamento. O SERNIC deve estar a altura de acompanhar e evolução dos fenómenos criminais, ajustando continuamente as suas formas de actuar as dinâmicas e exigências do desenvolvimento da sociedade” disse o Primero-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Nelson Rego, confiado pelo primeiro-ministro para abraçar os actuais desafrios da criminalidade no país, promete servir a sociedade de forma íntegra e responder as exigências do povo.

“Vou me apresentar a instituição a qual fui nomeado e juntar-me a uma equpe que já vem realizando um grande trabalho. A nossa missão é combater a criminalidade e é isso que vamos fazer” informou, Nelson Rego, director-geral do Serviço Nacional de Investigação Criminal

Dos desafios apontados por Carlos Agostinho do Rosário, pesa, também a desiquilibrada gestão dos sistemas de abastecimento de água nas zonais. A nova directora-geral para reiterou a necessidade de garantir água para todos moçambicanos.

“Nós temos a obrigação da trabalhar para continuar a garantir água para as populações. É trabalho já realizado mas há necessidade de fortificar, vamos dar a primasia a reabilitação, construção e expansão dos sistemas de abastecimento de água” afirmou a Directora-Geral da Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento, Rute Nhamucho.

O SERNIC é uma instituição que substitui a Polícia de Investigação Criminal (PIC) e visa desenvolver a investigação criminal sem interferência, dependência orgânica ou subordinação hierárquica ao Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique. E Administração de Infra-estruturas de Abastecimento de Água e Saneamento é tutelada pelo Ministro que superintende a área de Abastecimento de Água e Saneamento, a quem compete aprovar as directivas, a organização e regulamentos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos