O País – A verdade como notícia

Primeiro-ministro da Etiópia liderar uma ofensiva contra rebelião

Foto: CNN

O Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, anunciou que vai liderar o exército na frente de batalha contra as forças rebeldes de Tigray. Os combatentes da região de Tigray estão a tentar invadir a capital etíope, Addis Abeba.

Com os combatentes do Tigray a aproximarem-se rapidamente à capital da Etiópia, Addis Abeba, o Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, anunciou, esta segunda-feira, que vai liderar a ofensiva contra as forças inimigas.

Nas redes sociais, o líder etíope sublinhou a necessidade de ele mesmo estar na linha da frente numa guerra, que já dura um ano.

“Este é um momento em que é preciso liderar um país com martírio. Vamos encontrar-nos na frente de batalha”, afirmou Abiy Ahmed.

Em resposta ao anúncio do Prémio Nobel da Paz de 2019, o porta-voz das forças do Tigray, Getachew Reda, disse que não vão abrandar no avanço para pôr fim à sujeição do povo da região pelo Governo central.

As forças do Tigray realçaram que estão a pressionar o Governo etíope para levantar um bloqueio que dura há meses na região, mas também pretendem que Abiy Ahmed deixe o poder.

Estima-se que dezenas de milhares de pessoas morreram vítimas do conflito que opõe o Governo etíope e as suas forças aliadas aos combatentes da região do Tigray. A comunidade internacional teme que o conflito desestabilize por completo o país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos