O País – A verdade como notícia

Primeiras quatro jornadas do Moçambola já foram marcadas

Fotos: O País

O Moçambola 2022 vai mesmo iniciar no sábado, dia 7 de Maio, conforme o calendário da Federação Moçambicana de Futebol e previsão da Liga Moçambicana de Futebol.

O organismo que gere o principal campeonato nacional de futebol já marcou as primeiras quatro jornadas, com as respectivas datas, faltando apenas a indicação dos campos dos jogos e dos delegados, que ainda estão por apurar.

Assim, a primeira jornada será, efectivamente, este fim-de-semana, com destaque para o jogo inaugural, marcado para sábado, no Complexo Desportivo de Tchumene, entre dois campeões nacionais, nomeadamente os donos da casa, Black Bulls, e a União Desportiva de Songo.

Trata-se de um jogo que poderá contar com várias figuras ligadas ao desporto moçambicano, entre as quais o secretário de Estado do Desporto, os presidentes da Federação Moçambicana de Futebol e da Liga Moçambicana de Futebol, para além dos líderes das duas colectividades.

Das figuras políticas, espera-se a presença do governador da Província de Maputo, do presidente do Conselho Municipal da Matola, entre outras.

Black Bulls Vs União Desportiva de Songo é o único embate marcado para sábado. As restantes partidas ficam para domingo, com destaque para os jogos entre os Ferroviários.

O Ferroviário de Maputo recebe o seu homónimo da Beira no jogo de destaque de domingo, uma partida que poderá decorrer no campo de Afrin, na Matola, uma vez que o Estádio da Machava foi reprovado pela Comissão de Licenciamento de Clubes.

Ferroviário de Nacala e Ferroviário de Nampula protagonizam o derby da capital do norte, num campo já aprovado em Nacala-a-Porto, enquanto o Ferroviário de Lichinga recebe o Incomáti de Xinavane, num campo ainda por indicar, tendo em conta que o 1º de Maio estava em obras e ainda não teve inspecção.

A Liga Desportiva de Maputo vai jogar no seu campo, aprovado para a Supertaça e, consequentemente, para jogos do Moçambola. Na primeira jornada, recebe o Matchedje de Mocuba, enquanto a Associação Desportiva de Vilankulo vai continuar a jogar em casa, recebendo, domingo, o Costa do Sol.

 

DOMINGO, 15, ACOLHE SEGUNDA JORNADA

A segunda jornada do Moçambola será disputada, toda, no domingo, dia 15 de Maio. O Costa do Sol, que viu o seu campo reprovado pela Comissão de Licenciamento de Clubes, poderá receber a Liga Desportiva de Maputo no da Liga Desportiva, na Matola Hanyane, não se sabendo, ainda, onde o Incomáti vai receber o Ferroviário de Maputo, o mesmo que acontece com o Ferroviário da Beira, que joga com a Black Bulls, que ainda não viram os seus campos aprovados.

Ferroviário de Nampula recebe, na sua casa, 25 de Junho, o homónimo de Lichinga, o Matchedje de Mocuba defronta o Ferroviário de Nacala em Quelimane e a União Desportiva de Songo joga no seu território diante da Associação Desportiva de Vilankulo.

A terceira jornada, que tem como destaque o embate entre os Ferroviários de Lichinga e de Maputo, joga-se entre os dias 21 e 22 de Maio corrente, uma semana antes dos jogos da quarta jornada, entre 27 e 28 de Maio.

Entretanto, porque os Mambas jogam na semana a seguir aos jogos marcados para a quarta jornada, a Liga Moçambicana de Futebol aventa a possibilidade de adiar esta quarta jornada para permitir que os jogadores convocados por Chiquinho Conde para a primeira jornada de qualificação ao CAN-2023 estejam à disposição com antecedência.

Até porque o jogo entre Moçambique e Ruanda, da primeira jornada, poderá ser na África do Sul, entre 30 de Maio e 01 de Junho, o que poderá obrigar a uma viagem antecipada ao país vizinho para melhor preparação e ambientação ao clima.

As jornadas subsequentes serão marcadas em função dos próximos compromissos.

Para já, a Comissão de Licenciamento de Clubes marcou para 12 de Maio corrente o arranque das inspecções aos campos dos clubes do Moçambola, para a sua aprovação e licenciamento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos