O País – A verdade como notícia

Primeira-dama vê alfabetização e educação de adultos “com optimismo”

Celebrou-se, esta terça-feira, o Dia Internacional da Alfabetização. A propósito da efeméride, a primeira-dama, Isaura Nyusi, constata “com optimismo o envolvimento e a entrega de todos os segmentos da sociedade civil na sensibilização e mobilização das comunidades para participação activa nos programas de alfabetização e educação de adultos.

A esposa do Presidente de República falava a partir da sede do distrito de Guro, na província de Manica. Isaura Nyusi disse o analfabetismo em Moçambique tendem a diminuir.

De acordo com os dados do último Censo 2017, há 39 por cento de moçambicanos que não sabem e escrever no país. Isaura Nyusi destacou a entrega da sociedade civil na sensibilização das comunidades de modo a participarem activamente nos programas de alfabetização.

No contexto do Dia Internacional da Alfabetização foi assinado um acordo de parceria entre o Gabinete da Esposa do Presidente da República e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, com o objectivo de apoiar a ministério nos seus esforços com vista a aumentar o número de pessoas que sabem ler e escrever.

O dia 08 de Setembro – Dia Internacional da Alfabetização – foi instituído em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objectivo da data é destacar a importância da alfabetização para indivíduos, comunidades e sociedades.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos