O País – A verdade como notícia

Presidente da República recebe Licínio Azevedo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu, na manhã de quarta-feira, Licínio Azevedo, realizador moçambicano do filme “Comboio de Sal e Açúcar”. No encontro, esteve acompanhado pelo Director do Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema – INAC, Djalma Lourenço, de acordo com um comunicado enviado à nossa redacção daquela instituição.

Na ocasião da estreia “Comboio de Sal e Açúcar”, em salas de cinema, o Chefe de Estado encontrava-se em missão de serviço, fora de Maputo, tendo Filipe Nyusi se surpreendido ao ver  o filme durante uma viagem, num voo internacional.

Este filme foi destacado como sucesso nacional e internacional. Por isso, recebeu vários prémios importantes em festivais, e foi seleccionado como uma das seis produções africanas inscritas para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A pesquisa feita pelo realizador do filme para a escrita do livro que deu origem ao mesmo, em meados dos anos noventa, no trajeto ferroviário entre Nacala e Entre Lagos, foi autorizada e facilitada pelo Director dos Caminhos de Ferro de Moçambique – Norte, que na época, era Filipe Nyusi.

No encontro, o realizador ressaltou o apoio fundamental dado à produção do filme pelos CFM, Ministério da Defesa e pelo INAC.

O Presidente da República ressaltou que no seu Governo, as Forças de Defesa e Segurança irão esforçar-se no sentido de apoiar as obras cinematográficas, de forma a tornar o nome do País mais conhecido além fronteiras, uma vez tratar-se de um elemento fundamental para promoção do turismo a nível internacional. 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos