O País – A verdade como notícia

Presidente da República no Vaticano para reforço da cooperação

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia nesta quinta-feira na cidade de Roma, uma visita oficial de dois dias ao Estado do Vaticano, que surge a convite do Papa Francisco.

Nyusi é o quarto estadista moçambicano a ser recebido no Vaticano, depois de Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza.

Em declarações à imprensa na manhã desta quarta-feira em Roma, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que integra a delegação de Nyusi, explicou que durante a visita o Presidente moçambicano terá espaço e oportunidade de manter um encontro com o Santo Padre o Papa Francisco e o grande objetivo é o estreitamento das relações entre os dois Estados, bem como entre a nação moçambicana e a Igreja Católica.

“A grande mensagem é a de amizade. É a mensagem de solidariedade e de reconhecimento do papel das confissões religiosas no geral e, especialmente, neste caso da Igreja católica nos processos de pacificação no país”, disse, citada pela AIM.

Serviu-se das palavras do estadista moçambicano, afirmando que a paz parte do íntimo de cada cidadão.

Referiu que a paz não é apenas o calar das armas, mas sim o sentimento de harmonia que reside no interior de cada moçambicano e, para isso, a “Igreja tem um papel fundamental”.

Durante a sua visita, o Presidente da República também deverá manter um encontro com a Comunidade de Santo Egídio, uma organização que jogou papel importante e inquestionável no processo de paz em Moçambique.

A grande mensagem que o estadista moçambicano leva consigo, disse a ministra, “é o compromisso do governo com o processo de paz efectiva no país e o de desenvolvimento e criação de bem-estar no seio dos moçambicanos e no mundo inteiro”.

Refira-se que a Comunidade de Santo Egídio desenvolve no país o projecto “DREAM” concebido para a luta contra o HIV/SIDA e que já permitiu que milhares de crianças e mães contaminadas pelo vírus causador da doença nascessem livres da epidemia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos