O País – A verdade como notícia

Presidente da República interage com homólogo do Malawi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve, hoje, uma conversa telefónica com o seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera, na qual os dois estadistas partilharam assuntos de interesse comum para os dois países

Durante a conversa, o Chefe do Estado moçambicano reiterou a sua felicitação a Lazarus Chakwera pela eleição ao cargo de Presidente da República do Malawi.

Nyusi saudou o estadista malawiano pelo 56º aniversário da independência da República do Malawi, comemorada esta segunda-feira, e agradeceu o convite formulado para participar nas celebrações centrais da efeméride.

Os dois estadistas analisaram igualmente questões sobre o combate à COVID-19, tendo o Presidente Nyusi partilhado a experiência de Moçambique na luta contra esta pandemia planetária, segundo um comunicado enviado ao “O País”.

Por seu turno, o Presidente Chakwera explicou ao Chefe do Estado moçambicano que está a tomar diversas medidas, razão pela qual decidiu cancelar a cerimónia de grande dimensão de celebração do aniversário da Independência do seu país, que estava prevista para ter lugar no Bingu National Stadium.

Ainda na conversa, os estadistas manifestaram o interesse de desenvolver relações de cooperação no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), particularmente como irmãos naturais.

Outro tema que mereceu maior atenção dos dois governantes foi a cooperação no âmbito da Defesa e Segurança, com destaque para o combate ao terrorismo, onde o Presidente Lazarus Chakwera condenou as acções terroristas no norte do país, e manifestou o seu apoio de modo a garantir a paz na região, lê-se no documento.

Nyusi manifestou o interesse pessoal de cooperar com o Presidente malawiano e convidou-o a visitar Moçambique, logo que as condições estiverem criadas.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos