O País – A verdade como notícia

Presidente da República e bispo de Pemba falam de terrorismo em Cabo Delgado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se, hoje, com o Bispo de Pemba, Dom Luís Fernando Lisboa, para falar da situação humanitária das vítimas do terrorismo em Cabo Delgado.

O encontro decorreu a portas fechadas e teve lugar no Paço Episcopal, a residência oficial do Bispo.

No final da reunião, que durou cerca de uma hora, Filipe Nyusi falou à imprensa. Tendo explicado os temas abordados no encontro, defendeu a necessidade de reforço do diálogo, devido ao momento que o país atravessa, partilha de informações e troca de ideais sobre o terrorismo.

Entretanto, além do diálogo, Nyusi realçou a necessidade de prestação de apoio psicológico às vítimas da violência armada em Cabo Delgado.

O Bispo falou da necessidade de apoio psicológico às pessoas afectadas, porque são pessoas que viram  o filho ou o marido a ser tirado a vida, cortado a cabeça, e precisam de algum conforto que pode ser feito da crença e a palavra do senhor.

O Bispo de Pemba, que tem sido acusado por algumas pessoas de financiar o grupo armado instalado em Cabo Delgado há cerca de três anos, é uma das figuras que tem tido uma grande intervenção quanto à situação humanitária das vítimas do terrorismo, mas, desta vez, foi um homem de poucas palavras. “Em nome da nossa diocese de Pemba, agradecer à sua Excia senhor Presidente que veio hoje aqui para nos fazer essa visita. Foi muita rica e muito frutuosa a nossa conversa. Então agradecemos essa visita e por ter atendido o nosso pedido. Muito obrigado”, disse Dom Luís Fernando Lisboa, na sua breve intervenção no final do encontro.

Esta reunião aconteceu pouco depois do Bispo de Pemba ter sido publicamente acusado por alguns sectores da sociedade de estar a financiar o grupo armado instalado em Cabo Delgado, devido à sua enérgica intervenção em relação à situação humanitária das vítimas do terrorismo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos