O País – A verdade como notícia

Presidente da República destaca papel da mulher na construção do país

Celebra-se hoje o Dia Internacional Mulher. O Presidente da República, Filipe Nyusi, destaca o papel da mulher moçambicana na construção do país e a coragem e determinação da mulher rural em particular, na luta pelos seus direitos.

 

Nas celebrações do Dia Internacional da Mulher que hoje se assinala, o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, dirigiu-se à mulher moçambicana em particular, reconhecendo o seu papel na sociedade e na edificação do país: “reflectimos e homenageamos a mulher moçambicana pela coragem e determinação com que participa na criação do progresso e bem-estar da família moçambicana, inspirando toda a sociedade a embarcar em mudanças positivas. No nosso país, a mulher, sobretudo a rural, enfrenta, com coragem, o estigma do género, para conquistar os seus direitos que não devem ser sonegados devido à sua condição.

Filipe Nyusi garante total apoio do Governo e respeito pelos direitos fundamentais da mulher moçambicana. “É neste quadro que o nosso Governo prioriza acções promotoras do respeito pelos direitos humanos, através da adopção e implementação de estratégias e programas, por todas as instituições públicas, privadas e a sociedade, concorrentes ao empoderamento e elevação do estatuto da mulher, como uma questão de justiça social”.  

A data celebra-se numa altura em que o mundo depara-se com desafio sanitário causado pelo Coronavírus (COVID -19), declarado uma emergência global pela OMS e que se propaga a um ritmo jamais visto, tendo infectado mais de cem mil pessoas e provocado a morte de cerca de 3.500 pessoas em 88 países, incluindo países africanos. “Este desafio sanitário global só poderá ser vencido com o empenho abnegado de todos, sobretudo da mulher, que ocupa nas sociedades de todo o mundo um lugar e papel de relevo. No nosso país, exortamos a mulher a assumir a liderança necessária na disseminação das mensagens de vigilância epidemiológica e observância das medidas preventivas que as nossas instituições de saúde recomendam”.

Este ano o dia internacional da mulher celebra-se sob o lema, “Eu sou geração igualdade”.

 

 

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos