O País – A verdade como notícia

Presidente da AR desafia mulheres a garantirem equidade de género em toda África até 2063

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, reafirmou o compromisso do país, de tudo continuar a fazer para que a equidade de género e o empoderamento da mulher sejam uma realidade. Verónica Macamo instou ainda o grupo de mulheres parlamentares da SADC a se engajarem de modo a garantir-se a equidade de género em todos países de africa ate 2063.

Este posicionamento foi defendido na manha deste domingo em Maputo durante a cerimónia de abertura da quadragésima quarta reunião do grupo regional da mulher parlamentar da SADC. Na ocasião, a chefe do parlamento moçambicano disse esperar que as participantes saiam do encontro munidas de ferramentas para elaboração de políticas públicas de fiscalização económica e social, destacando o combate a todo tipo de violência.

Macamo referiu que a liberdade que as mulheres tem actualmente, resulta de uma grande luta diária de todas mulheres da região.

A dirigente terminou a sua intervenção apelando as mulheres parlamentares da SADC a assumirem um papel de vanguarda para que os governos possam continuar a definir políticas e estratégias visando a capacitação da mulher africana para que esta possa usufruir dos seus direitos políticos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos