O País – A verdade como notícia

Preparámos, organizamos mas … não começámos!

O primeiro treino dos Mambas, inicialmente agendado para esta segunda-feira, tendo como objectivo o embate do próximo sábado diante da Namíbia, acabou por não acontecer devido a alegadas questões logísticas

O cancelamento do treino e da respectiva conferência de imprensa foram comunicados pela assessoria de imprensa da Federação Moçambicana de Futebol e, tanto quanto se sabe, foram exclusivamente questões ligadas à logística que obrigaram a não realização do primeiro treino, reduzindo os dias de trabalho conjunto do combinado nacional.

Desta feita, a selecção só vai começar com os trabalhos de preparação nesta terça-feira, em princípio à mesma hora e local, ou seja, as 16h30 no Estádio Nacional do Zimpeto.

Os Mambas têm uma jornada dupla com a Namíbia e são obrigados a ganhar, sobretudo porque a Zâmbia e Guiné-Bissau também vão para dois confrontos que se espera que beneficiem o combinado nacional.

Disputadas duas jornadas, a Zâmbia tem apenas um ponto, resultante do empate com a Namíbia na segunda ronda. Já a Guiné-Bissau soma os mesmos quatro pontos que os Mambas.

Teoricamente, estas duas selecções são as mais directas concorrentes do combinado de Abel Xavier, dai a exigência nos dois jogos com os namibianos.

Depois do empate caseiro com a Guiné-Bissau no último dia 8 de Setembro, Abel Xavier mexeu na pré-convocatória para a recepção e visita à Namíbia.

O luso-moçambicano fez “cair” nomes como Telinho, Chico ou mesmo Kamo-Kamo nos primeiros 25 chamados e, em sentido inverso, incluiu “novos rostos“.

Manucho, o do Costa do Sol, Mapangane, da Liga, e Chelito, que muito recentemente transferiu-se para o RS Berkane de Marrocos juntam-se, pela primeira vez aos trabalhos da selecção nacional “A“.

É ganhar ou ganhar e esperar que a Guiné-Bissau e a Zâmbia não produzam resultados que compliquem o posicionamento dos Mambas.

Depois do CAN de Angola em 2010, a selecção nacional de futebol procura voltar à competição, nove anos depois ( o CAN será no próximo ano).

Naquela edição, os Mambas integraram o grupo “C“ juntamente com as selecções do Benin, Nigéria e Egipto. O combinado nacional, não passou da primeira fase e marcou apenas dois golos.

Em competições da CAF e no que diz respeito às selecções, Moçambique só voltou a participar de uma competição continental em 2013 quando disputou o CAN interno na vizinha Africa do Sul, porém também sem grandes voos. Sob batuta de Abel Xavier, a selecção de todos nós tenta voltar à ribalta do futebol africano qualificando-se para o CAN do próximo ano que terá lugar nos Camarões. Os Mambas comandam o grupo K com 4 pontos, os mesmos da Guiné-Bissau.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos