O País – A verdade como notícia

PR insta jovens a não engrossarem fileiras do terrorismo, mas a lutarem pelo desenvolvimento do país

Foto: O País

A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) premiou nesta sexta-feira 15 jovens no âmbito da sétima edição do concurso “Prémio Jovem Criativo”, acolhido na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado. Numa mensagem de vídeo, o Presidente da República, Filipe Nyusi, instou aos jovens a lutarem pelo desenvolvimento económico do e pela manutenção da paz e nunca engrossarem as fileiras do terrorismo.

Naquele concurso, além dos 15 vencedores, foram premiados outros jovens que evidenciaram-se em várias áreas.

A sétima gala do “Prémio Jovem Criativo” foi realizada na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, e participaram cerca de 300 jovens oriundos de todo país, além dos parceiros da iniciativa.

Dos mais de dois mil concorrentes, apenas 15 jovens convenceram ao júri, que deixou uma recomendação para a próxima gala.

“É necessário que os projectos de empreendedorismo tragam uma nota conceptual do porquê que o concorrente julga que aquela ideia pode vencer no mercado”, disse Assif Osman, membro do júri.

Por seu turno, António Supeia, Secretário de Estado da província de Cabo Delgado, disse que o “Prémio Jovem Criativo”, além de valorizar e distinguir os jovens que se destacam nas diversas áreas de actuação, constitui uma oportunidade para que possam mostrar a sua criatividade, o seu talento e inspiração para a reconstrução da província.

A cerimónia da sétima gala do “Prémio Jovem Criativo” foi orientada pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, que para além de um apelo à juventude, apresentou uma mensagem do Presidente da República.

“Continuem a inovar, criando oportunidades de emprego e auto-emprego para vocês e para os mais jovens”, disse Petersburgo.

Numa mensagem de vídeo, o Filipe Nyusi disse aos jovens que “em circunstância alguma a violência ou o terrorismo são a solução. A vossa luta deve ser para a manutenção de um Moçambique uno e indivisível. A vossa luta deve ser pela paz e prosperidade económica, através de trabalho”.

Além dos quinze jovens que se evidenciaram no empreendedorismo e inovação, durante a sétima gala do “Prémio Jovem Criativo”, foram reconhecidos os parceiros do Governo, que há cerca de sete anos têm ajudado na concretização dos sonhos de muitos jovens moçambicanos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos