O País – A verdade como notícia

Preços voltam a disparar em Fevereiro

Os preços de bens e serviços aumentaram na ordem dos 6,84%, em Fevereiro último, comparativamente a igual período do ano 2021, mostram dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados ontem na página electrónica da instituição.

“As divisões de alimentação e bebidas não alcoólicas e de restaurantes, hotéis, cafés e similares foram as de maior destaque em termos homólogos, ao variarem, respectivamente, com cerca de 8,96% e 8,84%”, refere a nota do Instituto Nacional de Estatística.

Indo para a comparação por cidades, Nampula é a que liderou a tendência de aumento do nível geral de preços, com o custo de vida a agravar-se aproximadamente 7,56%, seguida da Cidade de Maputo com cerca de 7,03% e, por último, a cidade da Beira com 5,31%.

Os dados foram recolhidos em Fevereiro, nas três maiores cidades do país. Quando comparados com o mês de Janeiro, o país registou um aumento do custo de vida na ordem dos 0,44%.

Em relação à variação mensal por produto, importa destacar o aumento dos preços do tomate (15,3%), da cebola (6,4%), do peixe fresco (1,9%), dos materiais diversos para manutenção e reparação da habitação (3,0%), da alface (9,3%), da couve (4,2%) e do óleo alimentar (1,1%).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos