O País – A verdade como notícia

Preços de alimentos aumentaram 12.43% em Outubro

Os preços dos produtos alimentares aumentaram 12.43 por cento em Outubro, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos globais, o custo de vida subiu 6.42 por cento face ao mesmo mês de 2020.

Outubro foi um mês para esquecer. O custo de vida aumentou até atingir a maior taxa desde Janeiro de 2019. O preço da comida é um dos que mais contribuiu para a subida generalizada de preços, ao atingir 12.43 por cento em Outubro último.

Trata-se de um agravamento dos preços face a Outubro do ano passado. Em termos particulares, a divisão de electricidade, gás e outros combustíveis, como já era de esperar, foi a que mais pesou no agravamento do custo de vida em Outubro.

O país registou no mês em análise um aumento de preços na ordem de 6.42%. As divisões de Alimentação e bebidas não alcoólicas e de Restaurantes, hotéis, cafés e similares foram, em termos homólogos, as que registaram maior variação de preços com cerca de 12.23% e 6.27%, respectivamente.

Nas três maiores cidades do país, Nampula liderou a tendência de aumento do nível geral de preços com aproximadamente 7.86%, seguida da Beira com cerca de 6.08% e por último, a capital do país, Maputo, com 5.82%, refere o documento do INE.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos