O País – A verdade como notícia

Preço de combustíveis pode baixar nos próximos meses

A variação do preço dos combustíveis no mercado internacional e a taxa de câmbio são os principais indicadores para a alteração dos preços praticados no país.

Moçambique é um país importador de combustíveis e não produtor, por isso, ressente-se facilmente da alteração dos preços do produto no mercado internacional.

No entanto, actualmente, o preço do barril de crude está a registar uma descida no mercado internacional e acredita-se que, dentro de dois meses, o preço dos combustíveis possa reduzir.

“Neste momento, se considerarmos os meses de Fevereiro e Março, há condições para que haja uma redução de preços no mercado, mas depende muito do que vai ser o mercado de câmbio. Se o câmbio continuar com o comportamento actual, penso que haverá condições para que os preços baixem”, referiu João Macanja, representante da Imopetro.

A Direcção Nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis e a Associação Moçambicana das Petrolíferas – Amepetrol, e Imopetro, empresa responsável pela importação, organizaram uma conferência de imprensa, nesta terça-feira, para explicar à comunicação social a forma como é calculado o preço dos combustíveis no país.

A importadora oficial de combustíveis explica que o preço do barril de crude pode estar baixo no mês em curso, mas a actualização é feita com base no preço dos dois meses anteriores.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos