O País – A verdade como notícia

PR pede equidade na distribuição de vacinas contra COVID-19

Foto: GPR

 

O pedido do Chefe de Estado surge num contexto em que Moçambique ainda não conseguiu vacinar sequer metade dos 16.4 milhões de pessoas, número que definiu como meta.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, fez a abertura, hoje, do 10º Fórum da Parceria entre Países Europeus e em Desenvolvimento para ensaios clínicos, evento que junta responsáveis da Saúde, investigadores e instituições internacionais que apoiam pesquisas no sector da Saúde.

Foi nesta ocasião em que o Estadista deixou a sua preocupação sobre a distribuição da vacina contra a COVID-19, num contexto em que Moçambique ainda não conseguiu vacinar sequer metade dos 16.4 milhões de pessoas, número que definiu como meta.

“Gostaríamos de exortar esta organização para juntar a sua voz sábia aos gritos dos países em desenvolvimento para apelar aos Governos e à indústria farmacêutica para facilitarem o acesso às vacinas contra a COVID-19 aos países mais pobres, para tornar o nosso planeta verdadeiramente livre desta doença”, diz o Estadista, alertando para a necessidade de equidade.

COVID-19 à parte, Filipe Nyusi reconhece que o crescimento populacional propicia a existência de novas doenças, para as quais pede também que se tenha em consideração.

“O nosso Governo gostaria que os próximos passos tivessem em consideração os desafios do presente e do futuro na área da Saúde, entre os quais se destacam epidémicas e pandémicas, as doenças crónicas não transmissíveis e outros problemas de saúde pública, associados à transição demográfica e às transformações económicas no país.”

Filipe Nyusi realça, porém, que o seu Executivo vai continuar empenhado em garantir que o Estado moçambicano consiga canalizar um por cento do Produto Interno Bruto à investigação científica.

A parceria entre os países europeus e em desenvolvimento para ensaios clínicos existe desde 2003 e o Fórum, este ano, decorre em Maputo, devendo terminar na quinta-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos