O País – A verdade como notícia

PR lança projecto de habitação para jovens em Zintava

O Presidente da República lançou, hoje, a primeira pedra de construção de mais de mil apartamentos para jovens no âmbito do projecto habitacional Zintava II. Na ocasião, Filipe Nyusi defendeu que ter habitação condigna é uma questão de respeito pelos direitos humanos.  

 À sua chegada, o chefe de estado visitou uma casa modelo do projecto Zintava I. Em seguida, participou da cerimónia tradicional para depois lançar a primeira pedra do projecto Zintava II e descerrar a lápide. Na sua intervenção, Filipe Nyusi destacou que o projecto que irá gerar 8 mil postos de trabalho, visa dar dignidade aos jovens.

Coube ao PCA do Fundo para o Fomento de Habitação falar do projecto. Armindo Munguambe explicou que as construções serão do tipo 2 e tipo 3, sendo que os beneficiários deverão pagar mensalidades entre 15 mil a 22 mil meticais durante 25 anos.

João Machatine reconheceu, na ocasião, que os preços para ter acesso a uma habitação condigna continuam altos para o padrão de vida dos jovens, mas avançou que há uma luz no fundo do túnel.

O projecto Zintava II prevê a construção de 1 840 apartamentos que estarão num condomínio fechado que contemplará um centro comercial, creche, campo polivalente entre outras infra-estruturas essenciais. O projecto foi financiado por uma empresa moçambicana com capitais chineses, cujo valor de investimento é de 96 milhões de dólares.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos