O País – A verdade como notícia

PR inaugura terminal de gás doméstico na Beira

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou esta segunda-feira, no porto da Beira, o primeiro terminal automatizado de gás para uso doméstico construído de raiz no país.

O terminal tem capacidade para encher cerca de cinco mil botijas e 12 camiões por dia e deverá abastecer a região centro, norte e países vizinhos.

A iniciativa é da estatal Petróleos de Moçambique (Petromoc) e conta com um investimento avaliado em cerca de 38 milhões de dólares, dos quais 31 financiados pelo Banco de Exportação e Importação da India, e os restantes sete milhões foram disponibilizados pela Petromoc.

O terminal é inaugurado numa fase em que os recursos hídricos limitam a construção de centrais hídricas, daí que, de acordo com o Presidente da República, o maior desafio do governo é diversificar as fontes de energia.

Por outro lado, o Chefe de Estado falou do aumento, nos últimos tempos, do uso de gás, que cresceu em cerca de 40 por cento, atingindo 34 mil toneladas em 2017.

O Presidente da República está em Sofala para uma visita de trabalho de quatro dias. À sua chegada, no aeroporto da Beira, manteve um breve contacto com a população.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos