O País – A verdade como notícia

PR exorta Banco de Moçambique a manter inflação baixa

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta quinta-feira, uma filial do Banco de Moçambique na cidade da Beira, em Sofala. O edifício foi reabilitado e ampliado com objectivo de responder aos desafios impostos pela economia local, garantir uma melhor prestação de serviços bancários às instituições do Estado e gerir adequadamente a política monetária e cambial.

Segundo a indicação do Chefe do Estado, a infra-estrutura visa ainda assegurar a supervisão do sistema financeiro e promover a inclusão financeira.

Na ocasião, Filipe Nyusi exortou ao Banco Central a direccionar a política monetária no sentido de manter a inflação baixa, sincronizar e reconciliar, de forma permanente, os “objectivos da política fiscal e do crescimento económico com os da política monetária”.

“No contexto do mercado global, reforcem os mecanismos de segurança cibernética de combate ao branqueamento de capitais. Precisamos de um sistema financeiro estável, abrangente e sólido, para elevar os nossos níveis de confiança e assim atrair investimentos para os sectores produtivos, estabelecendo as condições para promover uma maior competitividade da nossa economia”, afirmou o Chefe do Estado.

Por sua vez, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que com a infra-estrutura pretende-se responder de forma eficiente às “preocupações dos agentes económicos, por um lado”.

“Por outro lado”, fazer face “aos desafios crescentes impostos pela complexidade da economia nacional. A infra-estrutura inaugurada enquadra-se, também, no processo de modernização dos serviços do Banco de Moçambique em todo o território nacional”, com o desígnio de “responder de forma mais abrangente e eficaz aos desafios que se colocam ao sistema financeiro”.

A infra-estrutura inaugurada ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, nos quais surgiram duas novas estruturas que respeitam as características arquitetónicas das faixadas já existentes e dá uma nova imagem ao espaço urbano.

O imóvel encontra-se localizado na Rua do Metical, no centro da cidade da Beira, e é composto por dois edifícios ligados entre si. O primeiro, construído em 1954, foi reabilitado e nele funcionou, no passado, o Banco Nacional Ultramarino e, posteriormente o Banco Comercial de Moçambique. O segundo é um edifício completamente novo construído de raiz.

Com uma estrutura de betão armado, a filial da Beira possui quatro pisos com capacidade para acomodar postos de trabalhos, um balcão de atendimento, salas de reuniões e de apoio para vários serviços.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos