O País – A verdade como notícia

PR envia condolências aos homólogos da Guiné-Bissau e África do Sul

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou mensagens de condolências aos seus homólogos da República da Guiné Bissau e da África do Sul, pela morte de Manuel Saturnino da Costa, antigo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, e de Sua Majestade Rei Goodwill Zwelithini ka Bhekuzulu, o Rei da Nação Zulu.

Filipe Nyusi diz que “foi com profunda tristeza que tomou conhecimento do falecimento de Manuel Saturnino da Costa, a 10 de Março de 2021, vítima de doença”.

“O malogrado, um dos ícones da luta do povo guineense pela autodeterminação, defendeu com fervor os ideais do pan-africanismo na Guiné Bissau e na comunidade lusófona através do seu forte engajamento na liderança do Partido Africano da Independência da Guiné Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Foi notória a sua astúcia na condução dos destinos do seu país na qualidade de Primeiro-Ministro”, lê-se na mensagem do Presidente da República, transmitindo “sentidas condolências ao povo da Guiné-Bissau e à família enlutada”.

Na mensagem endereçada ao dirigente sul-africano, o Chefe do Estado diz que o povo e o Governo da República de Moçambique tomaram conhecimento, com muita tristeza, do desaparecimento físico de Sua Majestade Rei Goodwill Zwelithini ka Bhekuzulu, o Rei da Nação Zulu, a 12 de Março de 2021.

“Neste momento de dor para a Família Real e para o povo da República da África do Sul”, Filipe Nyusi endereçou igualmente “sentidas condolências”.

Além de mensagens enviadas aos homólogos da Guiné-Bissau e África do Sul, Filipe Nyusi recebeu condolências do General Mark A. Milley, do Exército dos Estados Unidos da América, pela morte do General do Exército, Eugénio Ussene Mussa, a 8 de Fevereiro passado.

Na sua mensagem, Mark Milley diz que o General Mussa era um verdadeiro líder na luta contra o terrorismo.

“Estamos gratos pelo serviço que prestou sem olhar para os seus interesses pessoais por um Moçambique seguro e de estabilidade e sabe que Vossa Excelência se mantém empenhado em enfrentar futuros desafios de segurança com a mesma dedicação”, disse Milley, segundo a Presidência moçambicana.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos