O País – A verdade como notícia

PR encoraja médicos moçambicanos a continuarem empenhados na luta contra COVID-19

No dia 28 de Março é comemorado o dia do médico moçambicano. E como tem sido habitual, o Presidente da República, Filipe Nyusi, emitiu uma mensagem de encorajamento à classe, sobretudo, por esta passagem ser assinalada num contexto adverso no mundo inteiro e, em Moçambique em particular, devido a pandemia do Covid-19.

“Assinalamos a efeméride num contexto em que à escala planetária, travamos uma luta titânica contra esta pandemia (Covid-19) que mais do que pôr em causa os ganhos alcançados, mostra que a nossa sobrevivência como espécie humana, reside na nossa coesão, cooperação, interajuda e solidariedade”, consta da mensagem do Presidente da República, na qual reconhece igualmente, que “a classe médica tem assumido a dianteira, relevando os sublimes valores que a caracterizam, colocando, acima de quaisquer interesses inerentes ao ser humano, a vida e a saúde dos seus pacientes e da sociedade, em geral”.

Pelo esforço abnegado dos médicos, Filipe Nyusi disse render homenagem à classe e, através dela, “a todos os profissionais de saúde que nesta complexidade, plena de riscos, tudo fazem para que o nosso Sistema de Saúde seja acessível e à altura das necessidades dos que dele precisam e dependem”.

O dia 28 de Março é celebrado como o dia do médico moçambicano, desde a criação da Associação Médica de Moçambique, em 1992.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos