O País – A verdade como notícia

PR diz que tentativas de domínio de recursos no mundo colocam desafios aos países

O Chefe de Estado considera haver tentativas de domínio de recursos naturais no mundo, o que desafia o desenvolvimento dos países africanos, com destaque para Maurícias e Moçambique. Filipe Nyusi proferiu essas palavras durante a sua intervenção nas cerimónias dos 184 anos de abolição da escravatura nas Maurícias.

Manifestações culturais, como música e dança marcaram as celebrações da passagem dos 184 anos após a abolição da escravatura nas Maurícias.

Na sua intervenção, o estadista referiu que apesar de momentos sombrios de escravatura nas Maurícias, o país conseguiu reerguer-se, mas surgem novos desafios, dos quais Moçambique não está alheio.

Por sua vez, o primeiro-ministro das Maurícias falou da proximidade existente entre Moçambique e Maurícias, vincando a necessidade de mais encontros entre os dois Estados.

E apesar das fortes sequelas das Maurícias devido a escravatura, o chefe do executivo daquele país garante que tudo fará para que Maurícias continue na linha de desenvolvimento, sendo que a sua aposta é a educação.

Antes do momento de discursos, o estadista moçambicano e o primeiro-ministro mauriciano estiveram neste monumento internacional da rota dos escravos para deposição de coroa de flores, em homenagem aos escravos que sofreram nas Maurícias.

Esta praça está localizada na zona da montanha Le Morne, com uma altura de pouco mais de 500 metros, onde os escravos se escondiam quando escapassem o opressor.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos