O País – A verdade como notícia

PR defende valorização do património do continente africano

O Presidente da República diz que é momento de a África tirar maior proveito do património cultural e intelectual pelo qual o continente é reconhecida. Numa mensagem sobre o Dia de África cujo lema está virado para as artes e cultura, Filipe Nyusi lamentou o impacto da pandemia da COVID-19 sobre o sector.

No dia em que o continente celebra 58 anos da fundação da Organização da Unidade Africana e o 18º Ano da sua transformação em União Africana, o estadista moçambicano, Filipe Nyusi, partilhou, em comunicado, a sua visão sobre a importância da Cultura, das Artes e do Património para a materialização da Agenda 2063 da União Africana.

“É tempo de tirarmos maior proveito do enorme manancial cultural, património intelectual, artístico, quer nas letras, quer na música e artes visuais, ou culinária e entretenimento, pelo qual o nosso continente é reconhecido, colocando a cultura no seu devido lugar e a desempenhar o papel central na integração social do nosso continente”, refere o Presidente em alusão ao lema das celebrações deste ano subordinadas ao tema: “Artes, Cultura e Património da Humanidade: Alavanca para a Construção da África que Queremos”.

Mas o contexto das restrições provocadas pela pandemia não permite aos fazedores das artes e cultura celebrar, pelo que diz o Presidente.

“Manifesto, por isso, a minha admiração aos africanos que têm consentido sacrifícios face à Pandemia da COVID-19 primando pela preservação do maior bem que é a Vida. Ainda que o sector da cultura seja um dos mais afectados, temos visto com muito agrado os profissionais e fazedores das artes e cultura empenhados em campanhas de sensibilização contra a Pandemia”.

O Dia de África foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas, para assinalar a criação da Organização da Unidade Africana (OUA) em 25 de Maio de 1963.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos