O País – A verdade como notícia

PR compromete-se a actualizar homólogos sobre trabalhos das tropas da SADC em Cabo Delgado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que fez a entrega da presidência da SADC com sentido de missão cumprida e garantiu que “estamos abertos para apoiar o Malawi na sua presidência, do mesmo modo que sentimos o vosso apoio nos nossos trabalhos”.

Filipe Nyusi falou dos pontos que tiveram destaque no seu mandato nomeadamente: educação, ciência e tecnologias; saúde pública, resiliência às mudanças climáticas, paz, combate ao terrorismo e segurança.

 

SAÚDE PÚBLICA

Nyusi avançou que os Sistemas de Saúde Pública dos países da região estão a chegar ao nível de saturação, num contexto em que os países estão a braços com a terceira vaga da pandemia. “Como recomendação sugerimos a vacinação massiva, aproximação aos parceiros de cooperação para o alívio da dívida pública dos países e aumento de esforços para a aquisição de vacinas.”

 

DESASTRES NATURAIS

Filipe Nyusi falou dos efeitos das mudanças climáticas, que ciclicamente criam cenários de destruição e perdas económicas avultadas na região, tendo-se socorrido dos ciclones Idai e Kenneth como exemplos mais recentes que criaram destruição de infraestruturas, algumas delas que ainda não foram recuperadas.

O Chefe de Estado falou ainda do lançamento do Centro de Operações Humanitárias, entidade que estará implantada em Nacala, um local estratégico para uma resposta mais assertiva face aos efeitos climáticos. Os estudos avançam que os eventos climáticos continuarão e com maior agressividade, necessitando dos países membros uma entidade capaz de fazer frente a esse desafio.

 

PAZ, SEGURANÇA E COMBATE AO TERRORISMO

“Definimos como objectivo estratégico da nossa presidência, a eliminação do terrorismo e extremismo violento, através da cooperação com entidades e parceiros para a capacitação e potencialização das capacidades das Forças de Defesa e Segurança. Estamos cientes de que o envio das tropas em Estado de Alerta da SADC para Cabo Delgado deve ser acompanhado de acções de assistência humanitária”, precisou Filipe Nyusi tendo em seguida avançado que “vamos manter as vossas excelências informados em relação aos progressos das forças no terreno”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos