O País – A verdade como notícia

PR assegura aos moçambicanos no estrangeiro facilidades para investir

O Presidente da República,  Filipe Nyusi reuniu com 190 membros de diversas associações de moçambicanos radicados no exterior e que representam toda a comunidade moçambicana residente no estrangeiro.

E tal como o faz quando em visitas internacionais começou por ouvir a mensagem dos participantes, na qual estiveram descritas duas grandes preocupações: falta de condições para tratar documentos como Bilhetes de Identidade e passaportes fora de Moçambique e facilidades para investir em Moçambique.

“Apresentamos as grandes dificuldades pelas quais somos confrontados nos nossos países de acolhimento, pelo falta de documentos de identificação e de viagem pelo facto das embaixadas não poderem tramitar ou recolherem os dados para se tratar documentos como bi´s e passaportes”, disse, para a seguir acrescentar: “a nossa diáspora é composta por muitos moçambicanos, com vontade e ansiosos para investir na nossa terra. Queremos fazer parte do desenvolvimento do país, contribuindo com conhecimentos e meios que adquirimos no estrangeiro. Solicitamos que sejam criadas condições e facilidades que tornem o processo mais célere”, terminou.

E porque tratava-se de um dia de mensagens, outras foram apresentadas através de brindes, os quais reforçavam a necessidade de busca pela paz efetiva, disponibilidade dos moçambicanos em apoiar o processo de desenvolvimento e a valorização da cultura. Na hora da sua intervenção, o Presidente da República deu respostas às preocupações colocada.

Começou por anunciar que há um novo modelo de tratamento de documentos, que poderá resolver esse problema. Garantiu ainda que existem facilidades para que os moçambicanos possam investir no país.

Na mesma ocasião, o Presidente da República informou aos presentes sobre os avanços no processo de paz e no combate aos ataques em cabo delgado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos