O País – A verdade como notícia

PR apela moçambicanização nas mensagens de prevenção à SIDA

No dia em que se comemora em todo o mundo dia de combate à SIDA, o Ministério da Saúde e parceiros organizaram a reunião do Conselho Nacional de Combate à SIDA, a qual participaram também outros actores da resposta nacional a epidemia. Fez a abertura o Presidente da República, Filipe Nyusi, que elogiou os resultados alcançados pelo Conselho Nacional de Combate à SIDA desde a sua criação há 17 anos, mas apontou desafios que também passam pela moçambicanização da mensagem passada aos grupos alvo.

Os níveis de infecção continuam altos no país, com destaque para a zona Sul, liderada pela província de Gaza, com um nível de sero prevalência de cerca de 24 porcento, contra cinco da província de Tete. Filipe Nyusi mostrou também preocupação em relação ao abandono ao tratamento

Apesar de faltar pouco tempo, o Presidente da República mostrou esperança que o país cumpra o plano 90, 90, 90, que preconiza que até 2019, 90 porcento de pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas, 90 porcento das pessoas diagnosticadas tenham tratamento e 90 por cento de pessoas em tratamento tenha um nível de vírus indetectável, ou seja, que não possa ser transmitido a outras pessoas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos