O País – A verdade como notícia

PR angolano reestrutura conselhos de administrações de empresas públicas

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou as direcções das Linhas Aéreas de Angola (TAAG), da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), dos Caminhos de Ferro de Luanda, de Benguela e Moçâmedes, além dos Conselhos de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), da Empresa Pública de Água de Luanda (EPAL) e dos Portos de Luanda, do Lobito e do Namibe, avança o Portal Oficial do Governo da República de Angola.

Em decretos separados, o Presidente da República nomeou José João Kuvíngua para ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração da TAAG, e como administradores executivos as entidades Américo de Albuquerque Borges, William Rex Boutler, Joaquim Teixeira da Cunha, Patrick J. Rotsaert, Vipula Mathanga Gunatilleka e Eric Zinu Kameni. Como administradores não executivos foram nomeados Luís Eduardo dos Santos, Arlindo de Sousa e Silva, Mário Rogério Henrique de Oliveira Von Haff e Mário Jorge da Silva Neto.

Para dirigir a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA, E.P.), João Lourenço manteve Manuel Pereira Gustavo Ferreira de Ceita como presidente do Conselho de Administração. Os administradores executivos são Miguel Gabriel Domingos, Maria Engrácia Sala Paredes, Nataniel Domingos, Kafuidiku Dom Manuel. Lourenço Diogo Contreiras Neto e Pedro João Valente foram nomeados administradores não executivos.

O Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) tem como presidente Diógenes Orsini Flores Diogo e como administradores executivos Pedro Manuel Sebastião, Ana Eduarda Assis de Almeida, Adão Manuel da Silva e Manuel Silva Lopes da Cruz. Armando João foi nomeado administrador não executivo.

O Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) é agora presidido por Ruth do Nascimento Safeca e tem como administradores executivos Hélder de Jesus Garcia Adão, João de Deus Pereira Furtado, Manuel de Jesus Neto Adão e Carlos Alberto dos Reis Ferreira. Lionídio Gustavo Ferreira de Ceita e João Simão Manuel da Silva são administradores não executivos.

Para presidir ao Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Luanda foi nomeado Júlio Bango Joaquim e como administradores executivos Abel Lopes e Manuel João Lourenço. Rufino Manuel da Conceição Júnior e Diogo de Jesus foram nomeados administradores não executivos.

O Conselho de Administração da Empresa do Caminho de Ferro de Moçâmedes é presidido por Daniel João Quipaxe e tem como administradores executivos António Alberto Mendes da Conceição e António Manuel Cabral. Os administradores não executivos são Adriano da Silva e Joaquim da Silva Matias.

Nos Caminhos de Ferro de Benguela, Luís Teixeira é o presidente do Conselho de Administração, enquanto Edson Cláudio Lopes e Eduardo Elias Kiamavu Seno são os administradores executivos. Carlos dos Santos Braz e Cristiano de Almeida são administradores não executivos.

O Presidente da República nomeou ainda António Samuel para liderar o Conselho de Administração do Porto do Lobito. Para administradores executivos foram nomeados Manuel Pascoal Gabriel Paz, José Domingos da Silva Santana de Cabral, Zoa Diamoneka e David Mavococa Bengani. Para administradores não executivos foram nomeados Hélder Claudino Albuquerque e David Dinis Major Hach.

O Presidente angolano nomeou ainda Agostinho Estevão Felizardo como presidente do Conselho de Administração do Porto de Lobito e para administradores executivos foram nomeados Diuor Ângelo Kassul, Andrea Catita F. Figueiredo, Domingos Inocêncio de Jesus Camilo da Silva Isata e Maria Madalena. Maria de Assunção Vahekeni e António Fonseca de Vasconcelos são administradores não executivos.

Para o Porto de Luanda, João Lourenço nomeou Alberto António Bengue, para liderar o Conselho de Administração, Sansão Domingos Pitra, José Mário Silva, Felisbela Francisco e Manuel Francisco Zangui são administradores executivos. Justino José Fernandes e João de Oliveira Barradas foram nomeados administradores não executivos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos