O País – A verdade como notícia

Postos de vacinação registam fraca afluência na Cidade de Maputo

Foto: O País

A Cidade de Maputo já vacinou 178.136 pessoas de um total de 210.400 previstas nesta terceira fase, o número representa 85% da meta. Entretanto há postos de vacinação que abrem tarde e outros registam fraca afluência. A terceira fase de vacinação foi prorrogada até 20 de Dezembro do ano em curso.

O posto de vacinação a funcionar no bairro de aeroporto “B” na Cidade de Maputo, fica horas a fio sem atender as pessoas, facto que faz com que os técnicos de saúde fiquem só sentados. A reportagem do Jornal “O País” ficou duas horas após a abertura daquele posto, foi quando apareceu Rafael Jane para ser vacinado e proteger-se da COVID-19. NA ocasião, Rafael Jane deixou um apelo aos demais para seguir o seu exemplo.” É preciso vacinar, temos que vacinar porque nos prevenimos da COVID-19 e também fazemo-lo pela nossa família, que deve ficar protegida. O apelo é para todos nos vacinarmos, então vamos vacinar”, exortou.

Se no posto de vacinação Aeroporto “B” faltavam pessoas por vacinar, não se diz o mesmo do posto do bairro Chamanculo, no campo de “Cape Cape” , onde até a meio da manhã desta terça-feira  havia gente à espera, mas os técnicos da saúde não estavam a vacinar.

Joana e Artur são disso o exemplo. Os dois entrevistados disseram que chegaram cedo para vacinar e seguir com as agendas do dia-a-dia, mas não o fizeram a tempo e hora devido ao atraso.

E naquele posto de vacinação o processo só começou quando chegou Raquel Marino, técnica de saúde responsável pelo posto que justificou os motivos do atraso. “Tem algum material que tinha que levar, os selos dos cartões, então tive que voltar para levar porque todos cartões devem sair com selo que tem o lote da vacina e cá estamos para trabalhar.

A Médica Chefe da Cidade de Maputo, Vanda Zitha, explicou também que para evitar o extravio de cartões o material fica guardado na administração, o que pode causar atrasos, mas os números já alcançados são encorajadores. “Até ao momento, em termos de número, estamos com cerca de 178 mil indivíduos vacinados de um total de 210.489 planificados, o que perfaz cerca de 85% da população já abrangida”.

De acordo com a Médica Chefe da Cidade de Maputo, os cidadãos com 18 anos de idade podem vacinar, mas com a condição de estarem a viver em espaços fechados, o caso de lares de estudantes, orfanatos incluindo estabelecimentos penitenciários.

Os postos de vacinação começam a funcionar das 8h30 até 15h30 de segunda a sexta-feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos