O País – A verdade como notícia

Portugal vai disponibilizar a Moçambique 80 milhões de euros

Foto: O País

Maputo vai acolher, no próximo mês, a quinta cimeira bilateral entre Moçambique e Portugal, visando analisar o estágio da cooperação política e diplomática entre os dois países, incluindo a parte militar, com enfoque para o terrorismo em Cabo Delgado, assim como a implementação do novo programa estratégico 2022-2026, pelo qual Portugal vai disponibilizar 80 milhões de euros.

As delegações dos dois países estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira, em Maputo, para definir as datas da realização da cimeira bilateral que será dirigida pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Além dos temas da económica, política, cultura e diplomacia, que vão corporizar a cimeira, a questão da instabilidade em Cabo Delgado estará no centro do debate.

“Esta cimeira terá como perspectiva avaliar e sublinhar a importância que a cooperação militar entre Portugal e Moçambique e, sobretudo, expressar aquilo que é conhecido por todos – uma total e inequívoca solidariedade da parte de Portugal para com Moçambique face ao drama da ameaça terrorista em Cabo Delgado”, disse Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, que falava depois das conversações com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação, Manuel Gonçalves.

Em relação à luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, os dois países assinaram, em 2021, um acordo na área da defesa, em vigor até 2026, que está a ser implementado e até já começa a dar resultados, segundo diz Francisco André, “alcançados fruto da actuação das autoridades moçambicanas e da forma como conseguiram trazer para apoiar a comunidade internacional”.

O novo programa estratégico de cooperação entre Moçambique e Portugal prevê várias áreas, com destaque para educação, saúde, justiça, segurança e defesa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos