O País – A verdade como notícia

Porto de Nacala supera meta trimestral de manuseamento de carga

Janeiro, Fevereiro e Março deste ano foram meses bons para o Porto de Nacala. O negócio aumentou para as empresas, como resultado do crescimento da carga manuseada, de 346 mil toneladas métricas, no mesmo período de 2018, para mais de 510 mil toneladas.

O volume de carga manuseada nos primeiros três meses deste ano foi também melhor que o planificado para o período em análise. Segundo um comunicado de imprensa enviado ao “O País”, o Porto de Nacala previa manusear 452 mil toneladas, mas alcançou 13% acima.

O desempenho assinalável é explicado pelo Porto de Nacala como sendo resultado da atracagem de navios acima do previsto durante o primeiro trimestre deste ano. De acordo com a nota de imprensa, de Janeiro a Março deste ano, foram atracados no Porto 73 navios.

Para ter mais detalhes, a nossa reportagem contactou o Corredor de Desenvolvimento do Norte e sabe que nos primeiros três meses de 2018, o Porto de Nacala recebeu 56 navios. E para o primeiro trimestre de 2019, esperava receber 55 navios, meta superada em 33%.

Na conversa telefónica, a nossa reportagem apurou ainda que o que contribuiu para os resultados positivos é o facto de o Porto ter recebido mais navios com carga. Em situações passadas, recebia navios, mas sem carga, o que não ajudava nos resultados.

O que registou também melhorias é a carga contentorizada. Foram manuseados, no período em alusão, segundo o porto, 18.754 TEUS de contentores contra 15.131 TEUS do período homólogo do ano passado, o que representa um aumento de 24%.

TEUS é uma medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor.

Nas contas do Corredor de Desenvolvimento do Norte, responsável pela gestão do porto, a capacidade de movimentação de contentores poderá duplicar, com a aquisição recente de uma grua portuária móvel com a capacidade de 124 toneladas de içamento.

“Estamos a investir em equipamentos e mão-de-obra qualificada para atender com a demanda exigida, com vista a tornar sempre o porto sustentável e competitivo”, informou director do Porto de Nacala, Mário Moura, citado na nota de imprensa.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos