O País – A verdade como notícia

Porto de Nacala regista resultados positivos de capitais próprios

O Porto de Nacala está a registar resultados positivos de capitais próprios, contrariando a tendência dos últimos dois anos. O Presidente do Conselho Executivo da empresa Portos do Norte não revelou números, mas deu a entender que no último desempenho económico houve crescimento de receitas.
 
O porto de Nacala é o principal porto da zona Norte do país, está localizado na parte costeira da província de Nampula e serve não apenas Moçambique, como também os países vizinhos que não têm acesso ao mar.

Até junho do ano passado a gestão global do Porto de Nacala era assumida pela empresa nacional, Portos do Norte, mas depois de uma negociação liderada pela concessionária Corredor de Desenvolvimento do Norte, essa responsabilidade passou para as empresas estrangeiras Vale e Mitsui. Entretanto, a Portos do Norte continua com a gestão operacional.

Com o sentido de resultados positivos, os gestores apostam no investimento, tudo na perspectiva de aumentar a eficiência. Porque o Porto de Nacala não dispõe de guindastes para o descarregamento e carregamento de contentores nos navios, a aquisição de equipamentos, como a empilhadeira, é a solução, pelo menos por enquanto.

A empresa gastou 800 mil dólares para a compra da máquina, dinheiro que é fruto das receitas da empresa.

As notícias do projecto de gás em Palma são animadoras e o Porto de Nacala prepara-se para ser a primeira testa de ponte.

Localizado na Baía de Nacala, o porto distingue-se pelas águas profundas que vão até 26 metros de profundidade, o que permite a atracagem de grandes cargueiros do mar.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos