O País – A verdade como notícia

Porquê os autocarros de passageiros acidentam e/ou pegam fogo?

Foto: O País

A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo criou uma comissão de inquérito para investigar os recorrentes acidentes envolvendo os autocarros de transporte de passageiros. A equipa deverá apresentar as causas dos sinistros e as respectivas soluções.

Não foi uma nem duas vezes em que os autocarros de transporte de passageiros se envolveram em acidentes de viação e/ou pegam fogo. A Agência Metropolitana de Transportes de Maputo está preocupada com os acidentes envolvendo estes autocarros e quer perceber o que está por trás.

“Para apurar as causas deste novo fenómeno e propor as melhores soluções, nos próximos 10 dias, foi constituída uma Comissão de Inquérito, formada por quadros da Direcção Nacional dos Transportes e Segurança do MTC, AMT, Fundo do Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações e peritos na área de manutenção”, revelou a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo em comunicado de imprensa enviado à nossa Redacção.

Enquanto não se apuram as causas dos acidentes, a Agência Metropolitana diz estar a reforçar medidas de segurança em autocarros que movimentam pessoas no Grande Maputo.

“De imediato, a AMT reforçou a implementação de medidas de segurança dos passageiros que usam este serviço, nomeadamente a fiscalização dos operadores sobre o cumprimento das medidas de segurança operacional, como submeter os autocarros à inspecção periódica obrigatória, habilidade dos condutores (reciclagem) para o exercício da actividade de transporte público de passageiros, disponibilidade de extintores de incêndio a bordo, mecanismos de evacuação dos passageiros, entre outras medidas”, lê-se no documento.

A Agência Metropolitana exorta todos os operadores do serviço de transporte urbano de passageiros a uma observância das medidas de segurança para a proteção dos passageiros e do equipamento alocado para este serviço e avisa que os prevaricadores serão severamente responsabilizados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos