O País – A verdade como notícia

População denuncia envolvimento de polícias no tráfico de pedras preciosas em Montepuez

Em Montepuez, a Polícia da República de Moçambique pode estar a proteger os traficantes de pedras preciosas de Namanhumbir.

A denúncia foi feita pela população que pede uma solução urgente para resolver o problema que supostamente pode estar relacionado com o aumento da criminalidade na cidade de Montepuez.

As pessoas que denunciaram o caso, não tem certeza se os imigrantes, na sua maioria oriunda de Sri Lanka e Tailândia entraram legalmente no país, mas suspeitam que haja alguma coisa ilegal, no bairro Nepara, considerado o maior mercado informal de pedras preciosas ao nível de Cabo Delgado.

O problema é considerado grave, e está ameaçar o futuro de uma das maiores mineradores do mundo, a Montepuez Ruby Mining, que já denunciou o esquema de corrupção, instalado no aeroporto de Pemba, considerado a porta de saída e entrada de traficantes de pedras preciosas de Namanhumbir.

O governo do distrito de Montepuez não confirma sobre o tráfico de pedras preciosas, mas promete averiguar a denúncia da população.

Em Montepuez, já foram realizadas várias operações de combate ao garimpo ilegal em Namanhumbir, e já foram retirados mais seis mil pessoas entre nacionais e estrangeiros, no entanto, segundo a população, o negócio informal de pedras preciosas continua a ser feito normalmente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos