O País – A verdade como notícia

Ponta de Ouro: um ponto repleto de histórias!

Vários moçambicanos e estrangeiros usaram a fronteira da Ponta de Ouro, província de Maputo, para entrar no país com objectivo de passar as festas junto de familiares.

No local encontramos vários cidadãos com muita bagagem nas mãos e nas costas, mas também com muita saudade no coração. Saudade de casa, saudade da terra, enfim saudade dos seus. É o caso de Samuel Mbuissa que tem a sua esposa a viver em Boane, província de Maputo. Junto dos seus dois filhos, Samuel vem a Moçambique passar a quadra festiva.

À nossa reportagem contou que graças a recém-construída estrada Cidade de Maputo-Ponta de Ouro, a casa já não está tão distante. “A estrada está muito boa, já não há problemas. Antes a estrada estava em péssimas condições e era muito difícil transitar, tentávamos trazer os nossos carros, mas estragavam-se devido ao mau estado da estrada. Agradecemos pela estrada”, recordou.

Porque está há meses que não vê a sua esposa, Samuel faz uma declaração antecipada e fala de presentes. “Amo muito a minha esposa. Vivo distante e ela tem cuidado da nossa casa. Tenho a dizer que continuemos a cuidar um do outro e que Deus possa cuidar de nós. Para ela comprei roupa, comprei também para as crianças”, segredou-nos.

Mais do que o amor que lhe une ao seu país e aos seus familiares, Samuel garantiu um rancho que baste para a quadra festiva, para alimentar os seus.

Entretanto, da fronteira da Ponta de Ouro nem todos saíram satisfeitos…É o caso de Leovildo Samo que viu a sua viatura a ser retida pelas autoridades. “Apreenderam a minha viatura, dizem que há alguma irregularidade, mas não percebo essa situação.

Quando comprei a viatura o anterior proprietário não falou de irregularidades, ademais venho da África do Sul e eles não notaram nada de errado”, disse entristecido até porque trata-se de uma viatura comprada este ano e que, segundo contou, pretendia apresentar a família.

Apesar da situação pouco cómoda, Leovildo tranquilizou-se ao pensar que leva consigo outras surpresas para a família. “Trouxe muita coisa para a família, para os meus tios, primos e amigos”, disse com sorriso no rosto.

Estas são histórias de famílias que aproveitam a quadra festiva para visitar amigos e familiares e porque a estrada que vai dar a fronteira da Ponta de Ouro atravessa a reserva especial de Maputo é comum ver animais…como o elefante.    

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos