O País – A verdade como notícia

Polícia garante segurança nas eleições de Outubro

A Polícia diz estar em prontidão para garantir segurança ao processo eleitoral. A informação foi avançada esta sexta-feira, numa cerimónia onde foram patenteados a nível nacional 1218 agentes e alocadas viaturas aos comandos províncias e da Cidade de Maputo.

Foi lançada na última sexta-feira a semana comemorativa dos 44 anos da criação da Polícia da República de Moçambique (PRM), que coincide com os 20 anos do funcionamento da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL). A Polícia patenteou 1218 agentes, entre oficias superiores e subalternos, e deu a conhecer que está preparada para garantir a segurança e ordem públicas durante as eleições deste ano.

Bernardino Rafael, comandante-geral da PRM garantiu que “o processo das eleições, desde o recenseamento eleitoral, campanha eleitoral, transporte de material para os diversos postos de votação, contagem intermédio dos votos até ao apuramento final, decorra sem alteração da ordem e segurança pública”. Esta é uma obrigatoriedade que a Polícia tem para que as eleições decorram sem sobressaltos.

Num outro desenvolvimento, Rafael negou que haja conflitos geracionais na Polícia, tendo afirmado que o processo de patenteamento da polícia é prova disso. Aliás, havia vagas deixadas por mais de mil agentes que passaram à reserva e por via disso tinham que ser substituídos. “Aqui queremos condenar aqueles que usam as redes sociais para censurar os nossos actos administrativos. Estamos num processo de reforma e não para satisfazer interesses individuais e ou interesse obscuros”.

Para o primeiro trimestre do ano em curso, a Polícia registou a ocorrência de 4.493 crimes em todo o país, onde foram esclarecidos 3.913, representando 87% de operactividade.

Ainda na mesma cerimónia foram distribuídos viaturas para as províncias de Nampula, Zambézia, Maputo província e Cidade. São meios que devem ser usados para o patrulhamento e outras actividades operativas.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos