O País – A verdade como notícia

Pode cheirar a título…

Mera possibilidade mas, convenhamos, com largas chances de acontecer. A União Desportiva de Songo está com três pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Ferroviário de Maputo, quando há ainda 12 pontos em disputa até ao término do Moçambola.

Esta quarta-feira pode cheirar a título se a equipa de Nacir Armando vencer na visita à Liga Desportiva no acerto do calendário.

O jogo está inserido na vigésima terceira jornada e acontece no melhor momento dos "Hidroeléctricos".

Os campeões nacionais assaltaram a liderança pela primeira vez durante a presente época muito recentemente, também em acerto de calendário e foi diante do seu mais directo concorrente, o Ferroviário de Maputo.

Em 25 jogos realizados, a UDS venceu 16, perdeu apenas quatro e empatou cinco.

Os campeões nacionais são a segunda equipa mais concretizadora atrás apenas do Ferroviário de Nampula. Mário Sinamunda e companhia marcaram, conjuntamente, 34 golos e permitiram que a sua baliza fosse violada por 21 ocasiões.

Ainda assim, a UDS e a Liga empataram na primeira volta a um golo. Naquele jogo, Neymar marcou para os "muçulmanos" sendo que Hélder Pelembe foi o autor do golo dos Hidroelétricos.

Também com possibilidade de chegar ao título, apesar do discurso assumido desde o início da época, a Liga Desportiva venceu treze dos vinte e cinco jogos realizados e perdeu por sete ocasiões.

O mais recente resultado foi um triunfo diante do Clube do Chibuto por duas bolas a zero. A formação de Akil Marcelino ainda pode se "gabar" pelo facto de alinhar o melhor marcador do Moçambola, o experiente e, para já, letal avançado Telinho que soma oito golos.

Entretanto, na última época a UDS venceu os dois jogos que efectuou diante da Liga, tendo ganho por duas bolas a uma e uma bola a zero na primeira e segunda voltas respectivamente.

Não menos importante para esta época, é a possibilidade da UDS superar o seu registo da época passada quando foi campeão com 64 pontos.

Para o Songo, ainda há 15 pontos por disputar ou seja, em caso de vitória em todos os jogos, os campeões nacionais podem terminar a época com o melhor registo da sua histórica. Seriam 68 pontos!

A Liga Desportiva por sua vez, já igualou o seu registo da última época quando terminou o Moçambola na sexta posição e com 44 pontos.

Em 2017 a liga venceu apenas doze jogos, empatou oito e perdeu dez. A estes números juntam-se os quarenta golos e trinta sofridos mas nada que impedisse o sexto lugar atrás, a UDS, Costa do Sol, Ferroviário de Nacala, Ferroviário da Beira e Desportivo de Nacala.

O jogo desta quarta-feira entre a Liga Desportiva de Maputo e União Desportiva de Songo terá transmissão em directo na STV Notícias.

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos