O País – A verdade como notícia

PM pede aos clubes para acolherem talentos dos Jogos Escolares

O encerramento do 13º Festival dos Jogos Desportivos Escolares coube ao primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário. No seu discurso o primeiro-ministro endereçou uma mensagem aos clubes e federações desportivas. “Encorajamo-vos a prosseguirem com o trabalho de valorização destes talentos, criando oportunidades de mais treinamento e sua inserção no desporto de alta competição. É nossa esperança ver estes estudantes atletas, que se revelaram nestes Jogos Escolares, a representarem Moçambique nos próximos jogos da CPLP e outros eventos de cariz internacional” apelou o governante.

Mas para que isso aconteça, Agostinho do Rosário virou-se para os alunos e a eles também deixou outra mensagem “continuem a praticar desporto na escola e nos vossos locais de residência, sem no entanto prejudicar a vossa principal tarefa que é estudar e adquirir conhecimentos para melhor contribuírem no desenvolvimento do nosso país” disse.

O primeiro-ministro diz acreditar que o país saiu a ganhar com os Jogos Desportivos Escolares, uma vez que se reforçou a Unidade Nacional, porque os alunos tiveram a oportunidade de fazer novas amizades, conhecer mais sobre a história do país com a visita que efectuaram ao Monumento de Mwadjahane, no distrito de Manjacaze, onde nasceu Eduardo Mondlane, fundador da Frente de Libertação Nacional e de Chilembene, no distrito de Chókwè, onde nasceu o primeiro presidente de Moçambique independente. “O aprofundamento do conhecimento sobre a história do nosso país é um aspecto fundamental, para que cada um de nós, sobretudo e juventude, consolide o espírito patriótico, o que permite garantir a consolidação da unidade nacional, a defesa de valores da moçambicanidade e do processo de desenvolvimento sustentável e inclusivo” acrescentou do Rosário.

Agradeceu a população de Gaza por ter acolhido com hospitalidade os atletas das outras províncias e de ter ido apoiar os jogadores nos campos, mas também pediu que ajudassem as autoridades locais a preservarem as infra-estruturas desportivas que foram reabilitadas para acolher os jogos e que façam um bom uso dos mesmos, e através deles massifiquem a prática desportiva em Gaza.

O primeiro-ministro aproveitou a ocasião para anunciar oficialmente a realização do 14º Festival dos Jogos Desportivos Escolares na província de Manica dentro de dois anos, em 2019. E fez votos para que todas as delegações regressassem às terras de origem em segurança.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos