O País – A verdade como notícia

PM discute reforço de cooperação com Japão

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, recebeu em audiência, na última sexta-feira, o embaixador japonês acreditado em Moçambique, Toshio Ikeda. O objectivo era discutir o reforço da cooperação entre Moçambique e Japão, tendo os dois governantes abordado vários temas, com destaque para a agricultura e prevenção de desastres naturais em Moçambique.

‘’Discutimos os projectos que o Japão vai desenvolver na área da agricultura no país, relacionados à cooperação entre Moçambique e Japão na área da agricultura e de prevenção de desastres naturais’’, disse o diplomata japonês, Toshio Ikeda, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O Embaixador nipónico referiu, durante o encontro com o Primeiro-Ministro, que o seu país pretende continuar a cooperar com Moçambique, em vários sectores.

O embaixador japonês disse que o encontro também tinha como objectivo dar continuidade a apresentação das cartas credenciais, visto que chegou recentemente a Moçambique com a missão de representar a diplomacia do Japão.

‘’Apresentei as minhas cartas credenciais ao Presidente da República, Filipe Nyusi, no dia 23 de Junho e a partir desta data comecei a fazer visitas de cortesia aos membros do governo moçambicano e hoje fui recebido pelo Primeiro-Ministro, Carlos do Rosário”, explicou.

Toshio Ikeda referiu que ambos discutiram a Reunião Ministerial da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD VI), um evento que terá lugar na Cidade de Maputo, entre 24 e 25 deste mês.

Segundo o diplomata, a reunião do TICAD, em Maputo, visa reforçar o diálogo entre o empresariado japonês e o sector privado, devendo, de acordo com o diplomata, participar no evento mais de 50 empresários japoneses.

O Japão é um dos maiores parceiros de cooperação de Moçambique em várias áreas de actividade, particularmente agricultura, educação, transportes e infra-estruturas.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos