O País – A verdade como notícia

PM desafia ANAC a combater caça furtiva

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, conferiu posse, esta sexta-feira, ao novo director Director-Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Mateus José Mutemba.

Na ocasião, o Primeiro-ministro desafiou o empossado a assegurar a contínua melhoria da operacionalização do funcionamento da ANAC, privilegiando a capacitação e formação especializada dos recursos humanos, sobretudo na componente técnica e da fiscalização.

Do Rosário desafiou-o ainda a garantir o ordenamento dos assentamentos humanos que se encontram no interior das áreas de conservação; prevenir e desencorajar a prática ilegal da actividade de mineração, caça e a exploração florestal madeireira; promover o desenvolvimento de infra-estruturas de gestão e de turismo nas áreas de conversação; e a gerir os recursos da instituição com transparência.

O Governo criou a Administração Nacional das Áreas de Conservação com vista a garantir a conservação e sustentabilidade da biodiversidade que o país dispõe e assegurar a implementação de acções que contribuam para a convivência harmoniosa entre o homem e a natureza, visando a preservação dos ecossistemas.

O país dispõe de um enorme e diversificado património natural que ocupa uma área superior a 25% da superfície total reservada a conservação da biodiversidade.

Mateus José Mutemba substitui Bartolomeu Souto, a quem o Primeiro-ministro congratulou pelo empenho e dedicação na gestão da ANAC, o que contribuiu para o combate a caça furtiva, e repovoamento faunístico das nossas áreas de conservação, como a Reserva Especial de Maputo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos