O País – A verdade como notícia

Pista 7 de Setembro degradada desde 2017

A Pista 7 de Setembro, na cidade de Inhambane, a única oficial de atletismo em toda a província, está em estado de abandono desde a sua destruição em 2017, após a passagem do ciclone Dineu.

A sua vedação caiu devido aos ventos fortes do Dineu e, a seguir, ficou desprotegida. Os vidros das janelas estão partidos, os sanitários destruídos e a pista cheia de capim. Além disso, está completamente desnivelada, um sinal claro de que há muito tempo em que não passa por ali uma pá niveladora.

Os atletas lamentam o facto de a pista estar naquelas condições precárias, o que impede a prática de atletismo. Segundo o antigo secretário-geral da Federação Moçambicana de Atletismo, Kamal Badru, este cenário repete-se um pouco por todo o país, já que as infra-estruturas desportivas estão a ruir-se.

O Governo diz que não está alheio à situação e revela que já há acções para a mobilização de fundos de modo a reabilitar a pista.

Segundo o director provincial da Juventude e Desporto, Hélder Jossias, o sector das Obras Públicas, em Inhambane, está, neste momento, a fazer o levantamento das necessidades da pista para, com base nisso, procurar-se o financiamento.

A última reabilitação feita na Pista 7 de Setembro foi em 2005, para dar lugar à realização dos jogos escolares que, naquele ano, decorreram na “terra de boa gente”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos